quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os meninos começam na praia onde todo mundo joga na frente.Santos FC:Time só de volantes defensivos e defesa. Felipe, Miralles e Dimba bastante perdidos no ataque.Laterais colocam velocidade mas falta "passada" com armação (vamos ver o Barça e/ou Chelsea minha gente!).Cadê o técnico?


O Santos FC sempre foi o Santos Fc porque tem na base da equipe meninos que começam jogando na areia da praia, em Santos tem a melhor praia para a pratica do futebol do Brasil.O que estamos vendo é um Santos FC totalmente retranqueiro.
O Santos FC contra o Bota nesse 0 x 0 entrou exatamente igual como entrou contra o Inter.Sem nenhum treinamento de ligação mais perigoso do meio para o ataque,jogadores sem movimentação com objetivo ao ligar jogadas,falta de sistematizar um padrão de jogadas que seja.Como um time que paga uma fortuna para uma comissão técnica fica xingando jogadores nossos na beira do gramado?Colocando esses jogadores contra a torcida?Será que a culpa não é de quem está fazendo um treinamento tático mal feito?
Eu nunca vi isso!
O Santos não é, nunca foi e nunca será um time de espera, sempre tomamos gols é verdade, mas o futebol para fazer gols, jogadas pra frente e bem elaboradas sempre foi a tônica dos meninos da base.Isso não vem de hoje não, vem do "racha" praticado na areia, nos campos dos pequenos clubes e finalmente no Santos a muito tempo.
Infelizmente parece que o time do Santos sofreu uma "castração", e o que se vê é uma total falta de criatividade nas armações da jogada, passes curtos, lançamentos e também jogadas de drible na área.
Caiu um "pequeno raio" de boas jogadas santistas no finalzinho do jogo.
Um jogo muito amarrado como foi o anterior sem armadores praticamente. com laterais mais uma vez não aparecendo e atacantes totalmente fora da partida.
Alguém assistiu algum chute a gol no segundo tempo além das três chegadas do primeiro?
Me recuso novamente a comentar individualmente a equipe, infelizmente esse time não está bom, é cedo para avaliar mas os jogadores que estão aí são tão apagados quanto os que saíram.

Comentário do leitor Paulo Sobreira sobre o assunto aqui abordado:

"o santos precisa de apenas dois reforços… um presidente e um treinador… por que o santos não toma gols ? por que joga com adriano, arouca e henrique… e por que não faz gols ? por que joga com adriano arouca e henrique… o treineiro que tal dois meias ou tres atacantes ? bom, mas tem no elenco ? e o tal de romarinho é bom jogador mesmo, pelo menos para o futebol brasileiro, ajuda ate na defesa… bom , mas quando resolverem mandar o muricy embora, vai ser o martelote, ai é segunda divisão mesmo…e pelos resultados de hoje, continuo achando que dorival, ney franco e joel santana são fracos tambem.não gostei dos atacantes titulares hoje e não imagino qual é a posiçao do joao pedro. perderiamos ganso e neymar para a seleção e contratamos magrão , pascoa, braz, galhardo, bruno… todos defensores e o não confiavel bernardo e estamos esperando pelo nosso messias gratuito o bill kkk esta administração é tacanha , bisonha, mediocre…e vamos ver ainda os gambas disputando o titulo brasileiro, ao contrario do desfocado santos do ano passado… o meu deus, quanta desculpa furada tem esta gestão… bom, mas eramos cornetas quando avisavamos dos erros, tai o resultado, titulos paulistinhas que sao apenas um pre aquecimento para o ano todo e copa do brasil e libertadores contra adversarios mais fracos. e o muricy não ganha de brasileiros na libertadores, esqueceram disso ?e a turma da situação anda sumida nos seus blogs e posts, esperando por duas vitorias seguidas que nunca virão sem o neymar para afirmar que são santistas e não desistem nunca e nos somos cornetas… pateticos."

domingo, 15 de julho de 2012

Santos não treina passes o suficiente para atravessar o meio de campo e empata com Inter em jogo feio. Laterais não fazem nenhum ataque e meias viram atacantes para suprir a falta de Neymar e Victor Andrade.


O que aconteceu no futebol do Santos FC em Porto Alegre - RS no jogo contra o Internacional não está no nível de partida que assistimos ao derrotarmos o seu principal concorrente do sul na Vila,o Grêmio na semana passada.
Independente do resultado ter sido 0 x 0, o que assistimos foi muita movimentação dos volantes dos dois times mas sem nenhum objetivo tático que ajudasse o resto do time a levar perigo ao adversário.
As jogadas foram construídas muitas vezes ao acaso e percebe-se que o Santos não treinou suficiente o seu maior problema : troca de passe.
Quando falamos em passe,é aquele passe que o lateral troca a bola com quem vem na corrida , passa pelos lados, recebe para cruzar ou concluir para chegar na área adversária, aquele que o meia troca com o atacante na frente do gol ou ainda aquele feito com triangulação na frente da grande área para concluir.
Treinamento que "só tem" 100 anos mas não é visto sendo praticado na equipe santista.
o jogador que erra passe com medo ou pressionado ao perder a bola para o adversário,como foi visto contra o Inter, não exige treinamento específico...é fazer o treinamento de campo reduzido e colocar jogadores para exercitarem "parede" com a bola,Não é preciso treino tático ou técnico.
As seguidas bolas recuadas para trás da linha do meio não são considerados passes de produção para o jogo se a bola na sequencia é recuperada pelo adversário.
Jogador que fica olhando parado para receber a bola perde a bola na sequencia se o que passou não se mexe para receber, isso é básico e tem "só" 100 anos também e até hoje ninguém aprende.
Estamos precisando urgente treinar um time em dois períodos e fazer com que pelo menos algumas jogadas aconteçam com criatividade e qualidade no ataque.
Neymar e Victor Andrade fizeram muita falta na equipe, já Edu Dracena foi bem substituído pelo Bruno Rodrigo e Rafael por Aranha.
Prefiro não avaliar jogador por jogador ainda, mas parece que os setores de defesa estão recuados,os lados pareciam desprotegidos quando a jogada acontecia no ataque no lado oposto.
Nesse jogo o Juan foi expulso injustamente, parece que a sua proteção tira o raio de visão em algumas situações.
Os volantes jogaram bem, os setores de criação da equipe com Arouca e Felipe Anderson estão sobrecarregados e injustamente cobrados pelo treinador.Na minha opinião além do que apontei acima, falta uma maior participação e movimentação dos atacantes e laterais de forma agressiva e objetiva, enfim, falta treino....muito treino... de fundamento e também coletivo.