quarta-feira, 25 de maio de 2016

Linguagem Tática X Posição e Raça

Hoje, com a evolução do futebol, o que se percebe é cada vez mais, colocar a bola para rodar e achar espaços táticos no campo para construir tabelas.

O gol tomado pelo Santos contra o Coritiba mostra praticamente dois grupos de fundamentos de toque de bola estruturados para finalização, um que parte do meio campo procurando o lado mais vazio e o outro que efetiva as jogadas para conclusão.

No gol do  Santos assistimos um gol de garra, com um jogador fora de posição recebendo uma bola cruzada na área, de uma ótima jogada de um lateral, um complemento de cabeça, e uma importante batida de falta no nosso  primeiro gol.

No gol tomado contra o galo aconteceu praticamente com  o mesmo objetivo do adversário, mas pelo lado do campo e com falha da nossa zaga no cruzamento da conclusão.

O que observamos é que grupos de jogadas devem ser exaustivamente desenvolvidas durante os treinos, sejam com corridas com passagem com toques antes e depois das linhas, ou ainda com chutes "pressão", ou com espaços para corrida para pegar a bola.

Esses treinamentos táticos atualmente sempre deixa a desejar no atual esquema tático do Santos.

A falta de criatividade mostra uma equipe que não consegue envolver o adversário, mostra deficiência nos chutes, ou esporadicamente chuta e acerta,(como no caso do gol no último jogo).

O Posicionamento e Raça

É importantíssimo o atleta receber sua camisa do treinador, disputar bolas divididas, partir para o enfrentamento, tentar mostrar alguma sabedoria individual na hora que o time mais precisa para se recuperar no jogo.

Mas na tônica do futebol moderno, o jogador que conhece bem os fundamentos faz o drible em grupo, o drible se torna conjunto, lembra mais o basquete e menos o futebol da primeira década dos anos 2000.

O treinador hoje é um agrupador, homem de equipe, com pré requisito de treinamentos de fundamentos.

É impossível treinar fundamentos com trabalho tático complexo, como é impossível treinar trabalhos táticos com necessidades de percepção de fundamentos.

Se esse objetivo não ser alcançado,esse equilíbrio, o time se torna uma mera "imitação" do time do Barcelona, e infelizmente não tem como levar público ao estádio e nem promover um bom resultado final no placar.

Sudações santistas a todos e um ótimo feriado!