segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Santos 0 x Fluminense 0, QUE BAGUNÇA! Santos parece que não treinou ,empata e joga grande chance fora.

Santos 0 x Fluminense 0. QUE BAGUNÇA! Santos parece que não treina, joga 3 pontos fora e o "quase vice".

Com um futebol bastante inofensivo e muito desorganizado na criação, o time do Santos fez uma apresentação de irritar quem estava assistindo o jogo. Com grande presença de público e um gramado perfeito, praticamente não teve nenhuma bola em direção ao gol com perigo,

Vimos muitas bolas tocadas sem objetivo vertical, e com muitas perdas de bola após o meio campo.

Ninguém agressivo para jogar a bola na frente da área, ou dentro da área para finalização do companheiro.
Impressionante o desligamento de certos jogadores no campo. Thiago e Hernandes praticamente ficaram correndo atrás da bola o tempo todo, estavam completamente fora do jogo e de proposta tática.

O meio campo santista apesar de errar em outros jogos, nesses outros jogos ainda conseguia produzir algum tipo de ataque que envolvesse o adversário, arriscava jogadas com tabelas mais próxima da área , e com menos erros de passes.

No jogo contra o Flu, não tivemos passagens laterais e aproveitamentos na frente,  poucos chutes acertados,  lançamentos sem objetivo, a defesa para chegar ao  ataque de forma tranquila ou sincronizada.

Posição e jogadores

GOL: Wanderlei, jogou firme, não teve muito trabalho, e só teve uma falha ao espalmar para dentro da área uma bola  difícil.

LATERAIS: Victor, faz boas jogadas defensivas que se alteram com jogadas que atrapalham a posição de ataque do time, não sabe recompor, e no mano a mano as vezes se complica, faz a primeira  linha da zaga bem , Zeca tem feito partidas discretas, não tem "partido pra cima" e nem tabelado na área, muito limitado na alteração de jogadas com produção para o grupo.  Sinto falta de um ponta ou armador que saiba alterar o jogo pelo setor, Jean e  Daniel , podem ajudar no setor em escalações com outra disposição tática.

ZAGUEIROS: Gustavo retorna a zaga e da mais estabilidade e qualidade para o time buscar os gols na frente, Veríssimo aprimorou seu futebol durante a competição mas precisa melhorar  ainda sua performance para chegar em nível de seleção. Não tem decepcionado nos últimos jogos do Santos.

VOLANTES: É aí que mora o perigo dessa atual formação do grupo. Sem Renato e Maia o Santos perde muito em qualidade. Alison e Yuri, esse substituído por Léo nesse jogo , não está bem, falta deslocamentos mais ensaiados e mais verticais, a parte defensiva ainda esta bem desorganizada, tanto na marcação "mano a mano" como na sobra na frente da zaga.  Erro de passe,  irrita a torcida.Yuri apresenta um passe melhor, "limpa o campo" , bom taticamente, defensivamente ainda não está dando conta do recado. Levir não da sequencia para os jogadores para que acertem a composição do meio. Prefiro Léo mais na frente armando apenas e saindo com a segunda bola pronta.

MEIAS: Entre a barba, o cabelo e o jogo do Lucas Lima, nada combinou. Muita reclamação durante o jogo, pouco enfrentamento, pouca produção de jogadas verticais, erros de passes e bolas paradas infantis, além da "armação" totalmente telegrafada.Uma hora tentando brigar por uma bola com o goleiro, outra hora esperando alguém se deslocar para passe no campo de  defesa. Lucas apresentou um jogo bastante marcado e pouco criativo. Já Hernandes e  Thiago não entraram no jogo, completamente perdidos dentro do campo.Parece que nunca treinaram com o grupo. Acho incrível Levir não ter dado o suporte adequado para esses jogadores. Não entendi o que estava acontecendo na partida até agora.

ATACANTES: Não entendi o que Levir tentou fazer, mas Ricardo apareceu buscando muitas jogadas pelas beiradas do campo, e fazendo cruzamentos, o que não é bem sua função. Entendi que com a entrada de Jean, Kaique iria ficar em campo com Ricardo para trabalhar centralizado e dar novas opções de cruzamentos, tentar afunilar mais as posições, e não foi isso que aconteceu, o time trouxe também Crispim , que ajudou a desorganizar um pouco mais o time.

Uma partida que merece ser esquecida e que não retrata o que Levir costuma mostrar, me pareceu um time completamente disperso e sem coordenação tática e técnica.

Esperamos que Domingo o Santos entre em campo de verdade e mostre o seu futebol. LR

Meu time? 4 4 2 clássico
Wanderlei,
Daniel, Veríssimo, Gustavo e Zeca
Alison, Yuri, Lucas Lima e Jean
Ricardo (Kaique) e Henrique (Kaique)

A sobra e centro com Veríssimo, Gustavo, Alison e Jean.

 A armação do Lado direito com "o leque" Daniel, Alison e Yuri e o lado esquerdo com Jean ,  Lucas Lima e Zeca, com troca "treinada" de posições..

O ataque com Ricardo e Henrique (ou Kaique), centralizados, com alguns deslocamentos laterais e em profundidade sincronizado, recebendo e também como pivôs para quem vem de trás.

SANNNTOSSS!

domingo, 13 de agosto de 2017

A LIBERTA COMEÇA AGORA! ACABOU O ÔBA ÔBA!

A LIBERTA COMEÇA AGORA! CHEGA DE ÔBA, ÔBA!

O Santos enfrentou times relativamente fracos nessa fase inicial, e mesmo assim o Atlético PR deu grande sufoco para o nosso time...e na nossa casa.

É importante lembrar que estamos no inicio de uma escalada complicada, daqui para frente,  e o time tem que melhorar muito a relação: defesa -meio- ataque, para chegarmos na disputa do título.

Quando começou a temporada, eu disse, sem a troca do treinador, ou a entrada da dupla Luiz e Gustavo, dificilmente ganharíamos algo esse ano. Perdemos o paulista , a copa do Brasil, e   com a entrada de Levir, somos quase vice do brasileiro, e estamos entre os oito melhores da América. Temos um treinador de verdade aqui.

O que achei interessante nesse último jogo foi a leitura de marcação do adversário, sempre deixando uma sobra sincronizada, com o ritmo e volume de jogadas na  defesa,e em cada setor, e também com bastante mobilidade no campo de ataque, principalmente nas laterais , nas bolas paradas e entrada de jogadores na recepção na área adversária.

O Santos trabalhou por uma única bola e ganhou o jogo, isso é muito arriscado e dificilmente vai acontecer de novo.

Precisamos achar espaços para a reposição e corrigir a e"entrada da bola" no último passe.

Wanderlei é talvez o melhor goleiro que tenha visto jogar na história do clube, (e que começa a dar repercussão internacional ) tanto por ser uma excelência, e ser muito bem treinado em todos os fundamentos:posicionamento no meio, lateral , na saída do gol, com sincronia,bola leve, bola pesada, reposição com as mãos e pés, em todos os planos, reflexo, percepção de jogadas, tática,o que é uma raridade. É um trabalho desgastante e que está trazendo a coleta dos frutos agora.
É um grande profissional também fora do campo. O Santos vai ter uma "dor de cabeça" danada para manter o goleiro para a próxima temporada.Como já disse, no outro post, uma centena de meninos goleiros chegam na vila todos os meses, e isso é muito bom para a própria escola do clube, que hoje talvez seja a melhor do Brasil. Os outros profissionais goleiros, também são muito bons, e de altíssimo nível técnico: Wladi, Gabriel, João e Jonh.

Nas laterais ainda temos problemas, tanto na marcação, na cobertura (troca de posições), como na parte ofensiva, e complicação na saída de bola e reposição. Victor não começou bem a temporada, contra Nikão (ex base), tomou um senhor baile, precisa aproveitar melhor a linha de fundo, e trabalhar melhor a linha defensiva, principalmente na cobertura do ataque do adversário.Conheço Daniel como jogador, desde a base , sempre foi ofensivo, gosta de partir para o "mano a mano",  sabe bater e cruzar muito bem. Com duas ou três partidas pode voltar a ser o que já foi, sem problemas, fez faltas pesadas e também não ainda não se ajustou ao sistema ofensivo. Zeca, voltou sem enfrentamentos, ainda marca com dificuldade, não fez bem a linha,tomou um baile do Jonathan, no último jogo. Precisa repor a bola melhor, ir para a linha de fundo, e se colocar em posição ofensiva com sobra, (na leitura do time adversário). Ourinho, não vi jogar no setor, mas é importante não improvisarmos jogadores por ali na liberta. No lançamento,  para a área do adversário, o Santos tem que chegar sempre com 4 jogadores na área do adversário. Com 2 "batendo" de cabeça ou pés,antes, ou depois da zaga, e 2 em posição para rebote da defesa, sempre. Antes disso, ou chega rápido,como foi nosso gol, ou tem que trocar melhor a bola no meio para achar espaços.

Eu sou a favor de dois volantes fixos, mas que saibam entrar na área adversária também, com revesamento , em algum momento do jogo. Gosto de laterais que sobem e fazem a troca com alguém do meio no contra ataque, também é importante fazer a leitura do adversário , e quem esta ficando na retaguarda sempre. Nesse momento, sem Thiago e Renato estamos em uma transição, e é o setor com menor treinamento e entrosamento do Levir , e que merece maior atenção. Alison ainda não achou seu lugar no campo, e Yuri não está completamente adaptado a linha de primeiro combate, a sobra, e principalmente a reposição da segunda bola. Isso precisa estar muito bem sincronizado, se não vamos perder a liberta.

Na armação temos Lucas Lima e Jean Mota, ainda em processo de entrosamento e posicionamento.
O 4 4 2, é um esquema utilizado pelo Real e pelo Bayer em certos jogos, e que funciona bem, no Santos precisamos fazer o time sair do sufoco da reposição, correr e lançar com precisão,  achar oportunidade para chutes também de média distância. Temos que achar espaços com armação no meio e nas pontas, para municiar e receber jogadas de ataque.
]
No ataque temos Ricardo e Henrique, oscilando bastante durante a partida , e  bastante confusos em determinado momento, com  solicitação de bolas, rifadas, em "esconderijos" no campo do adversário,o ataque pode render bem se for servido pelas laterais, e  que trabalhe melhor a bola, quando a defesa adversária já estiver na espera.

 Kaique e Copete não são meus titulares,  no meu entender são jogadores centrais e não pontas, e portanto não estão nessa escalação.

Enfim, a liberta começa agora e temos que jogar o que temos para alcançarmos nosso objetivo, isso vai exigir muito treinamento, concentração e disposição física, o time do equador, por exemplo, corre o tempo inteiro.

Saudações Santistas, rumo ao tetra.LR